triangulo rosa.png

Feirinha da Servidão

Ativa a economia criativa e local proporcionando acesso gratuito à cultura

triangulo rosa.png
anel amarelo.png
  • Prancheta 2-100
  • whatsapp-logo-4
  • Facebook
  • Instagram
anel%252520amarelo_edited_edited_edited.
 
x laranja.png

Nossa História

Como a feirinha foi criada e como se mantem? 

 A Feirinha da Servidão surgiu em dezembro de 2013 e, em 2020, chegou a marca de 60 edições. Atualmente sendo realizada na Prefeitura de Blumenau, a Feirinha recebe 90 empreendimentos autorais de diversos segmentos, junto com mais de 20 atividades culturais e artísticas para todas as idades, com acesso gratuito, todo mês na Praça do Cidadão.
 

Ao longo desses 6 anos se tornou referência regional quando o assunto é fomentar a economia criativa e local proporcionar acesso gratuito à cultura. Nasceu da vontade de criar espaços democráticos para lazer, troca de experiências e valorização dos produtores e artistas da região. 

Inicialmente a Feirinha era realizada no estacionamento aos fundos do antigo Butiquin Wollstein, no centro de Blumenau. Com o aumento da procura de feirantes e público começou a ocupar as ruas Floriano Peixoto e Curt Hering, transformando uma via de circulação de carros em um local de circulação de pessoas, produtos artesanais e artistas.

Em 2017, com a crescente procura pelos espaços disponibilizados e o sucesso de público, o número de feirantes passou de 10, na primeira edição, para uma média de 100 em cada edição. Além dos empreendedores também contava com programação de shows com bandas e músicos da região, exposições, espaço literário, oficinas e intervenções artísticas.

Foi em dezembro de 2018 que a Feirinha passou por mais uma mudança, com nova identidade visual e novo local, na Prefeitura de Blumenau, com espaço para mais de 80 feirantes, dois palcos, área de alimentação, esquina literária, exposições de arte e espaço para crianças.

Hoje em dia cada mês o evento reúne em média 3 mil pessoas e as conecta com muita produção independente, consumo consciente e diversidade cultural em um ambiente de lazer para todos os gostos e idades.

Vale ressaltar que Feirinha é um evento privado, produzido pela Microponto Produções e depende inteiramente do investimento dos feirantes, food trucks e patrocinadores como a Cervejaria Container, ACRC Imóveis e Deep Academy para acontecer! Todo mundo ajuda e cresce junto promovendo um evento gratuito para toda a cidade.

anel amarelo.png
brilinho roxo azul.png
brilinho roxo.png
 
x%20laranja_edited.png

Dúvidas Frequentes

Perguntas frequentes que podem te ajudar

  • Fiz minha inscrição, quando serei chamado?
    Inscrição efetuada não é garantia de participação, só entramos em contato com os empreendimentos selecionados. Temos fila de espera e selecionamos os empreendimentos através de uma curadoria e disponibilidade de vagas. Chamamos os empreendimento em média de 3 semanas antes da edição.

  • Fiz minha inscrição e não recebi confirmação

Inscrição efetuada não é garantia de participação. Não enviamos respostas negativas, entramos em contato apenas com os empreendimentos selecionados e de acordo com a disponibilidade de vagas.

  • Quais são os critérios para selecionar os empreendimentos?

IDADE: É necessário ter 18 anos ou mais

PRODUÇÃO AUTORAL: Ter uma marca autoral e produzir de forma artesanal e/ou em pequena escala;

ÉTICA e SUSTENTABILIDADE: Estar atento ao processo de produção com foco na sustentabilidade social, econômica e ambiental. Práticas sustentáveis nos processos de produção e venda (redução de resíduos de produção, uso de sacolas retornáveis, etc);

AUTENTICIDADE: Novidade e originalidade do(s) produto(s) apresentado(s);

COMUNICAÇÃO: Presença e atualização nas redes sociais do empreendimento;

INSCRIÇÃO: Qualidade do conteúdo das informações fornecidas no ato de inscrição através do formulário (descrição, fotos, links para as redes sociais).

  • NÃO SELECIONAMOS EMPREENDIMENTOS:

com produtos ilegais;

que produzam ou manipulem alimentos no local (exceto empreendimentos autorizados pela Prefeitura de Blumenau e órgãos competentes);

que produzem itens em grande escala;

  • Porque meu empreendimento não foi selecionado?

Ele pode não atender os critérios da curadoria, listados na questão acima. Mas ainda existe mais uma questão que levamos em conta. O seu produto pode ser de um segmento que já temos muitas marcas na Feirinha ou na lista de espera, por isso ele pode demorar mais ou não ser selecionado. 

  • Quanto custa para participar e o que está incluso nesse valor?

O valor da inscrição pode variar para cada edição, dependendo da estrutura utilizada e também do modelo de inscrição (individual, compartilhada, com veículo ou food truck) enviamos o valor junto com o e-mail de seleção. Mais informação no regulamento: bit.ly/regulamentofeirinha2020

  • NESTE VALOR ESTÁ INCLUSO:

Programação cultural no dia do evento, com shows, espaço kids e exposições literárias e artísticas.

Seguranças e equipe de limpeza durante todas as edições.

Comunicação pré evento artes com “feirante confirmado” para post e stories.

Possibilidade de aparecer em nossas redes em campanhas ou posts de marcas feirantes confirmados.

Cobertura fotográfica do evento e possibilidade da sua marca aparecer nas fotos.

Cobertura em tempo real do evento nos stories e possibilidade de aparecer

brilinho roxo.png
triangulo rosa.png
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
Feirinha da Servidão
triangulo rosa.png
Logo_Feirinha_da_Servidão.png
anel amarelo.png